O motor de um veículo fornece a potência necessária por meio da queima de combustível e da criação de energia a partir de suas diversas partes móveis. Essa força e movimento podem gerar uma tremenda quantidade de calor em todo o motor. É essencial liberar esse calor do motor durante a operação para evitar superaquecimento, o que pode resultar em danos graves.
Um radiador ajuda a eliminar o excesso de calor do motor. Faz parte do sistema de arrefecimento do motor, que também inclui um líquido de arrefecimento, mangueiras para circular o líquido de arrefecimento, um ventilador e um termostato que monitora a temperatura do líquido arrefecimento. O líquido de arrefecimento viaja pelas mangueiras do radiador, pelo motor para absorver o excesso de calor do motor e volta para o radiador.
Uma vez que ele retorna ao radiador, finas aletas de metal liberam o calor do líquido para o ar externo à medida que o líquido quente passa por ele. O ar frio flui para o radiador através da grade do carro para ajudar nesse processo e, quando o veículo não está em movimento, como quando você está parado no trânsito, o ventilador do sistema sopra ar para ajudar a reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento aquecido e soprar. o ar quente para fora do carro.
Depois que o líquido de arrefecimento passa pelo radiador, ele recircula pelo motor. Este ciclo de troca de calor é contínuo para manter uma temperatura operacional ideal e evitar o superaquecimento do motor.